-
Arquitetos: Baquio Arquitectura
- Área: 36 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Punto Dos Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno escolhido está inserido no meio da floresta do Chocó Andino no Equador, e funcionava como galinheiro e ringue de brigas de galos clandestinas. Primeiramente, este galinheiro foi repensado para ser transformado em um refúgio de conexão, conscientização e reabilitação da floresta endêmica. Para valorizar esse local, foi escolhido o conceito de Irori como diretriz do projeto, enfatizando a compreensão da fenomenologia na arquitetura, promovendo espaços pensados em ações e enraizados na memória coletiva.
Irori é um espaço da arquitetura tradicional japonesa que serve para relaxar com a família e amigos íntimos. Consiste em uma cavidade quadrada escavada no solo onde é mantida uma fogueira para aquecer e se reunir, possuindo um significado simbólico e cultural além de sua função prática, um lugar para se reunir, comer e socializar.
Sendo Irori as regras do projeto, cria-se um percurso de sensações até chegar ao centro da fogueira. Para isso, são propostos três espaços para estimular os sentidos do olfato, audição e visão, ambientes divididos com painéis do tipo shoji que complementam as transições brincando com elementos translúcidos e transparentes.
O primeiro sentido, o olfato, é materializado em uma sala que convida a tirar o calçado e interagir com um móvel de madeira com diferentes elementos aromáticos. O segundo sentido, a audição, encontra-se em uma área de descanso com duas camas dobráveis e sem nenhuma interação visual, apenas é possível perceber silhuetas pelos painéis e é possível ouvir a natureza viva. Por fim, a visão, com duas janelas circulares que emolduram o ambiente natural e os últimos painéis se abrem para o vale do Chocó Andino, dessa forma, o percurso é finalizado e habitado a partir de uma abordagem mais sensível.
Por fim, o refúgio é implantado ao redor de um espelho d'água, permitindo uma conexão íntima com a chuva e o entorno. Além disso, possui um banheiro ao ar livre, onde uma banheira está encaixada no meio de uma cerca de bambu, proporcionando uma experiência única de imersão na natureza.